•  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
27/02/2009 23:07

Qual o mínimo necessário para se fazer programas para windows com C++?

• Novo tópico
Páginas:  1  | primeira | anterior | próxima | última

TypeZero

Cadastro: 11/11/2008

Nível 1

C++ mais win32 ja da? Ou tem que aprender muito mais coisas para fazer um programa que vc faria com uns 2 ou 3 meses de estudo de VB?

Minha área não é informatica diretamente, mas eu estudei C na faculdade ha uns 3 anos, depois comecei C++ por conta própria, parei, e ja esqueci tudo!
Dessa vez eu vou até o fim, então queria uma dica, quais são as coisas principais pra aprender????? Só pra fazer alguns programas digo, antes de entrar na programação de jogos, que é algo que eu vou fazer por hobby no futuro.

sheiro de gazolina

Cadastro: 23/09/2008

Nível 1

Mensagem publicada em 28/02/2009 01:05
Estude a sintaxe do C++, e vá se aprofundando na linguagem aos poucos. Com um conhecimento razoável de C++, e de alguma biblioteca de interface gráfica, você já pode fazer alguns programas pra windows.

LifeRuller

Cadastro: 23/02/2009

Nível 1

Mensagem publicada em 28/02/2009 11:07
TypeZero
C++ mais win32 ja da? Ou tem que aprender muito mais coisas para fazer um programa que vc faria com uns 2 ou 3 meses de estudo de VB?

Minha área não é informatica diretamente, mas eu estudei C na faculdade ha uns 3 anos, depois comecei C++ por conta própria, parei, e ja esqueci tudo!
Dessa vez eu vou até o fim, então queria uma dica, quais são as coisas principais pra aprender????? Só pra fazer alguns programas digo, antes de entrar na programação de jogos, que é algo que eu vou fazer por hobby no futuro.

A interface de programação de win32 é C com algumas poucas execeções, a GDI+ é um exemplo de lib que também exporta uma interface C++. Isso claro não impede que você programe em C++.

Já que você disse que irá até o fim, sugiro que você encare a combinação ATL/WTL que vai te dar uma grande agilidade grande e também flexibilidade para crescer o seu projeto se necessário. Fuja da MFC por enquanto.

TypeZero

Nível 1

Mensagem publicada em 28/02/2009 13:34
LifeRuller
TypeZero

A interface de programação de win32 é C com algumas poucas execeções, a GDI+ é um exemplo de lib que também exporta uma interface C++. Isso claro não impede que você programe em C++.

Já que você disse que irá até o fim, sugiro que você encare a combinação ATL/WTL que vai te dar uma grande agilidade grande e também flexibilidade para crescer o seu projeto se necessário. Fuja da MFC por enquanto.

Achei essa parada de WTL muito interessante!
Mas eu tava pensando em basear interface grafica só em Wxwidgets. Quais seriam as vantagens/desvantagens de usar cada um?
Eu tenho uma noção geral de C/C++, mas ainda falta ver alguns detalhes de C e me aprofundar mais em C++.
Depois pretendo ver algo sobre interface gráfica, e talvez um pouco de openGL e SDL.
De resto gostaria de saber o que eu terei que estudar para ter alumas funcionalidades?
Por exemplo, se eu quiser um programa que tenha algum acesso a internet, ou se comunique com outros via rede? Estudar sockets é indispensável, ou tem outro jeito mais simples de fazer um programa se comunicar com outro ou mudar as configurações de outro?
A api do windows, além de interface gráfica ja fornece recurso pra todo resto do hardwara e/ou comunicação com outros sofwares?
Pra criar e usar dll's precisar de algo mais tb?
Eu queria não ficar preso a M$, então preferia estudar coisas que deem mais liberdade.
Um programa que eu tenho intenção de fazer, precisaria ter uma interface gráfica legal, e colocar dentro dessa janela, uma "janela" para exibir algum gráfico 3D, daria pra tipo colocar um grafico 3D usando opengl dentro de uma janela do windows? Como os programas de modelagem 3d, tem uma interface gráfica, uma parte de visualização 3D dentro. Quero algo assim, apesar de não ter intenção de fazer programa de modelagem.

Ou seja, eu queria mesmo é fazer a interface so usando algum sistema RAD, e colocar algum recurso de openGl dentro e mais saber o programa ter uma boa interação com o resto do sistema e possivelmente outros programas.

Agora o meu problema com programação é pra não esquecer. Eu ja comecei estudar algumas vezes, ai acontece alguma coisa, eu tenho que dar atenção pra outro coisa, qdo vou ver, ja foram uns 6 meses sem ver nada de programação e eu ja esqueci coisa pra burro, programação me parece ser o assunto mais fácil de esquecer que existe!

v3n0w

Cadastro: 13/09/2005

Nível 2

Mensagem publicada em 03/03/2009 04:01
TypeZero

Achei essa parada de WTL muito interessante!
Mas eu tava pensando em basear interface grafica só em Wxwidgets. Quais seriam as vantagens/desvantagens de usar cada um?
Eu tenho uma noção geral de C/C++, mas ainda falta ver alguns detalhes de C e me aprofundar mais em C++.
Depois pretendo ver algo sobre interface gráfica, e talvez um pouco de openGL e SDL.
De resto gostaria de saber o que eu terei que estudar para ter alumas funcionalidades?
Por exemplo, se eu quiser um programa que tenha algum acesso a internet, ou se comunique com outros via rede? Estudar sockets é indispensável, ou tem outro jeito mais simples de fazer um programa se comunicar com outro ou mudar as configurações de outro?
A api do windows, além de interface gráfica ja fornece recurso pra todo resto do hardwara e/ou comunicação com outros sofwares?
Pra criar e usar dll's precisar de algo mais tb?
Eu queria não ficar preso a M$, então preferia estudar coisas que deem mais liberdade.
Um programa que eu tenho intenção de fazer, precisaria ter uma interface gráfica legal, e colocar dentro dessa janela, uma "janela" para exibir algum gráfico 3D, daria pra tipo colocar um grafico 3D usando opengl dentro de uma janela do windows? Como os programas de modelagem 3d, tem uma interface gráfica, uma parte de visualização 3D dentro. Quero algo assim, apesar de não ter intenção de fazer programa de modelagem.

Ou seja, eu queria mesmo é fazer a interface so usando algum sistema RAD, e colocar algum recurso de openGl dentro e mais saber o programa ter uma boa interação com o resto do sistema e possivelmente outros programas.

Agora o meu problema com programação é pra não esquecer. Eu ja comecei estudar algumas vezes, ai acontece alguma coisa, eu tenho que dar atenção pra outro coisa, qdo vou ver, ja foram uns 6 meses sem ver nada de programação e eu ja esqueci coisa pra burro, programação me parece ser o assunto mais fácil de esquecer que existe!

WxWidgets sem dúvidas. Portavel, funcional e moderno. E existe designer de interface para ele já gerando o codigo C++ bonitinho.

OpenGL e SDL são ótimos... Pode colocar ai allegro tambem para 2D(um pouco mais facil que SDL...

Sockets, não tem outro jeito... Mas não tem nada de muito complicado em sockets... Só que iniciante pena bem mesmo... Eu ralei para aprender sockets e threads sozinho.

Lembrando que wxwidgets tem a sua propria classe de sockets.. Que deixa mais facil e é portavel.

Cara você precisa manjar de C++... Fique BEM por dentro dos tipo, ponteiros e etc... Senão você vera transformações e ficara perdidão...

É bom, ao menos saber que existe ponteiro para função tbm...

Você pode ir treinando C++ criando uma classe que implementa um vetor dinamico por exemplo... E saber herança, metodo virtuais, classes abstradas tbm é bom para não se perder.

A API do windows que tudo que você pode querer para windows... Lembrando que a API basica, WIN32, não tem orientação a objeto e é um parto criar uma janela nela.

DLL? Precisa de nada... Só do codigo e do compilador... DLL é basicamente um codigo, sem main.

"daria pra tipo colocar um grafico 3D usando opengl dentro de uma janela do windows?"

Sim... Pode ser com wxwidgets e OpenGL... Ou wxwidgets e qualquer engine o que seria mais facil do que com OpenGL principalmente a irrlicht.

Qualquer duvida v3n0w@hotmail.com

Abraços!

TypeZero

Nível 1

Mensagem publicada em 03/03/2009 17:57
Valeu ai pessoal, agora ja tenho mais idéia de por onde ir!

TypeZero

Nível 1

Mensagem publicada em 11/03/2009 00:26
Ae galera, comecei apenas a fuçar wxWidgets e adorei!!!!
Ta me parecendo muito simples e podereso! A primeira impressão é apaixonante!

RawArkanis

Cadastro: 09/01/2009

Nível 4

Mensagem publicada em 11/03/2009 08:10
Sim é muito bom mesmo!

Recomendo o QT tbm...
  • Novo tópico
Páginas:  1  | primeira | anterior | próxima | última